chocólatra é um ser capaz de chegar num parque e convencer uma criança de 5 anos a ir buscar um playmobil mágico atrás da outra árvore, só pra roubar o chocolate dela.. se for kit kat então, batata.. jamais confie neste espécime.. são capazes de coisas impressionantes, mais perigosos do que a máfia dos aposentados do dominó..
mas tô fugindo do assunto aqui.. o lance é a teoria da conspiração.. tem um sujeito, um americano chamado peter joseph, que não engole um bocado de conversa fiada que despejam pra gente todos os dias.. resolveu então produzir uma série de documentários pra enfiar todas estas desconfianças na sua goela. o nome do projeto é zeitgeist (pronuncia-se tipo "záitgáist").. um termo alemão que quer dizer mais ou menos "o espírito de uma era", mais no sentido de "consciência" de uma era. são três filmes, que questionam bases importantes do nosso atual modelo de sociedade: os mitos que a igreja criou sobre jesus cristo, o atentado de 11 de setembro em nova york, a influência dos grandes bancos mundias na fomentação das guerras, o modelo financeiro mundial, por aí vai.. basicamente ele te explica todas as mentiras sociais que se tornam comuns pra todos nós, mas que existem por um único motivo: controle.
e é realmente impressionante. se você não é daqueles que correm lá na outra árvore atrás do playmobil mágico, vai se encafifar com as questões levantadas nestes filmes... well, lá está você com sua bacia de pipoca no colo, assistindo tranquilamente o filme e BAAAAAM!.. leva um tapão, pipoca voa até pra dentro do lustre..
vou logo avisando, não é fácil.. eu já estou há quatro dias sem pentear o cabelo pro lado por causa disso.. também não consigo mais falar o meu nome.. as pessoas perguntam meu nome na rua e eu faço sinal de jóia.. não me pergunte porquê, só sei que foi assim. bloqueio, tilt, sei lá.
quer mais? zeitgeist vai além dos 3 filmes.. virou um movimento.. o cara não fica apenas apontando o dedo, ele propõe soluções, tornou-se um braço de um grupo chamado venus project e essa turma sugere umas mudanças no formato social como um todo. enfim, não vou ficar aqui contando se o mocinho morre no final.. se este assunto te interessa e você não tem apego à pipoca, vai lá no site criado pelo titio (http://www.zeitgeistmovie.com), você baixa os filmes de graça e tira suas próprias conclusões.. e depois me conta que tipo de defeito que você teve, ok?
Um comentário:
** a coincidência do título do post justamente no dia da mentira, é de fato uma coincidência.. não foi premeditado e nem relacionado no hora que estava redigindo.. incrível, não?
Postar um comentário