30 de junho de 2009

no fuzz...

a word to calm down. or two.
and time will prove it right.
it’s so nice, i wanna hear the same song twice.

28 de junho de 2009

hit the road, jacko...

tudo bem, sem novidade, michael jackson subiu pro outro andar. o assunto é mais do que polêmico, comoção mundial... detalhes e doideiras à parte, o cara era mesmo um fenômeno pop. nem madonna tem esse peso.

não vou ficar gastando ficha aqui pra decupar toda a carreira do sujeito, isso já está sendo mais do que explorado por todos os veículos de comunicação. e vai ser mais ainda. por aqui o melhor é curtir um bom som.

e olha que não sou nenhum fã ardoroso de jacko, mas é claro que ele tem muita coisa boa. gosto de alguns poucos sons, principalmente o começo. depois de adulto pouca coisa do repertório faz minha cabeça, mas aí é uma questão de gosto. na verdade acho que michael deveria ter ficado na praia do black mesmo, ele era espetacular. com ou sem os irmãos, aquela vibe de som era sensacional.

claro que ele também revolucionou um tanto de coisa na indústria da música, do clipe (o fantástico agradece muito), do pop... mas como todo gênio, era doido de jogar pedra em avião... pra mídia isso é um prato cheio. o maior ícone do pop, vítima justamente da indústria do pop. e o preço é sempre alto.

enfim, abaixo você confere três amostras do que mais me agradava em wacko jacko. pode escolher qualquer coisa do comecinho do jackson 5 (e ele já dançava muito!!) que é da pesada, tem uma fase mais boogie alguns anos mais tarde e depois uma viagem de coreografia em clipe... nem é seu clipe mais revolucionário, mas foi das últimas coisas nele que me agradaram. mais pelo clipe do que pela música.

mas é isso, jacko... bate na estrada aí em cima e, se puder, mande lembranças ao camarada james brown.

jackson 5
(i want you back)



jackson 5
(blame it on the boogie)



michael jackson
(smooth criminal)

desce o bambú...

aproveitando então essa idéia sensacional para uma boa surra de bambú no desgracento do robinho, vale mais uma conferida no groove dessa banda australiana chamada the bamboos. blackoko de primeira linha, levanta e sacode a poeira geral.

ah, e não se acanhe. se você tiver idéias para um bom castigo no robinho-enceradeira, é só deixar o recado após o bipe. sugestões são sempre bem-vindas.

the bamboos
(the broken keys)

arre égua!

como já vem se tornando hábito, pra assistir ao jogo da seleção brasileira, tem que estar sempre acompanhado do santo remedinho pra jogar sob a língua caso o coração tenha um treco. todo mundo ficou tirando onda com a espanha, galvão-chato-pro-inferno-bueno fez questão de ficar apontando o dedo pra espanha pela derrota pros estados unidos e a gente quase dança com a mesma castanhola.

enfim, luís fabiano fez sua parte (de atacante, afinal de contas) e a parte que as outras ditas estrelas do ataque não fizeram, o zagueiro lúcio foi lá e fez. um zagueiro pra mostrar como se faz... santa maria... kaká foi mais ou menos (desde o jogo da áfrica do sul), felipe-farsante-melo fez cagada atrás de cagada e o robinho... bem, o robinho é um caso à parte... esse deveria apanhar de vareta de bambú na chuva. não existe ninguém mais mascarado, mais petulante, mais fominha e mais desgracento do que o robinho. isso não serve nem pra rebolar em banda de pagode. deus que me livre.

ainda que sem conseguir ver a seleção jogar um futebol primoroso como se esperava - na verdade a gente assiste à dias primorosos de determinados jogadores (nunca como um belo time), o brasil foi lá e faturou o caneco das confederações. por pouco joel santana não azeda o caldo do dunga. e esse.. bem, dunga merece um destaque maior.

fast lane conseguiu interceptar uma foto enviada por dunga à família (num fim de tarde pós-treino na áfrica) e aproveita tal revelação pra fazer então uma homenagem ao jumento-mór que esse país já conseguiu colocar à frente da seleção brasileira. de "comentarista" da band na copa da alemanha ao posto de técnico da seleção canarinho, esse é o nosso querido dunga... e expressivo como sempre, aqui aparece fazendo carinha de dengo. salve a seleção. e salvem os cardíacos também.

nosso amado jumento e técnico dunga

23 de junho de 2009

a busca...

a internet é realmente uma ferramenta maravilhosa... tinha que citar isto antes de explicar o porquê... quando estava viajando na internet sobre aquele vídeo sensacional em tilt-shift do australiano keith loutit (se não sacou, veja antes os posts ilusão idiótica mais abaixo), e, por causa desse vídeo, fui fuçando atrás da trilha sonora usada, que é de uma cantora também australiana chamada megan washington. ela tem coisas legais, uma onda folk-jazz-pop... uma vibe um tanto parecida com a regina spektor, que eu também recomendo... enfim, você pode conferir o som da megan no myspace dela (meganwashington)...

na verdade agora fiquei com uma pulga atrás da orelha, tô achando que ela é a culpada pela porcaria-três-acordes conhecida por mallu magalhães, sim, aquela que jura que é a nova encarnação de bob dylan em embalagem de chiclete tchubaruba. tô desconfiado que a megan washington pode ter sido a inspiração-gatilho de tudo isso... eita...

anyway, fui atrás do youtube pra ver a cara dessa tal de megan e, entre uma fuçada aqui, outra ali, finalmente achei uma pérola. não do repertório da cantora, mas de uma banda chamada the bamboos. esses caras, também da terra do cangurú, mandam um deep-funk sensacional, groove saíndo pela orelha, da pesada! mas acabei chegando nesses caras, porque a megan washington dá uma canja numa releitura que os bamboos fizeram pra um hit dos ianques do kings of leon. e a versão ficou bem legal!!!! bem, explicada então a viagem por essa ferramenta "exxcândalo" que é a internet, hora de rolar o som... confira aí a música "king of rodeo", na roupagem mais cadenciada que o the bamboos fizeram... e depois vale uma navegada pela internet no myspace desses caras também (thebamboos)...

the bamboos feat megan washington
(king of rodeo)

no more mistery...

muito bem, acabou o mistério... depois de décadas de rumores e boatos, umas escavações nas docas de brighton finalmente trouxeram à luz da verdade as tão faladas "fitas perdidas do bpa"!!!

well, é mais ou menos assim que começa a explicação de mais um projeto de norman cook, mais conhecido pelo grande público como fatboy slim. a bola da vez agora atende pelo nome de brighton port authority (bpa) e traz os mesmos elementos que sempre fizeram a cabeça de norman: funk, soul, breakbeat, pop, rock, jazz... enfim, uma miscelânea de estilos com o tempero característico do chefe cook, empacotados no novo disco "i think we're gonna need a bigger boat".

o nome brighton port authority também encaixa bem, uma vez que norman cook é uma das grandes celebridades da cidade. nascido no condado de bromley (perto de londres) mas radicado em brighton, norman fez parte da geração pós-punk-proletária (foi baixista da banda oitentona the housemartins) e depois de mudar-se para brighton é que acelerou sua paixão pelos beats. trabalhou em uma loja de discos, virou dj e durante o começo dessa nova carreira teve que amargar a fama de traidor do movimento punk... mas o local era bem propício à essa nova vibe do cara... pra quem não sabe, brighton é o balneário inglês dos artistas malucões, festas, raves, festivais, enfim, tipo uma búzios dos ingleses... foi em brighton que a cena eletrônica inglesa pegou fogo...

anyway, o interessante desse projeto agora é que ele conta com diversos vocalistas, entre eles o ex-talking heads david byrne, iggy pop, martha wainwright, etc... e se vc sonha em ser um popstar, mesmo que seja com uma vaguinha nestes concursos tipo ídolos, vai aí a grande dica: você pode se juntar à lista dos famosos do bpa!!! basta criar uma letra e colocar os vocais na base musical que norman cook deixou à disposição da galera. clique aqui, acesse agora o site dos caras e saiba mais detalhes. mas enquanto isso, pode conferir a música deste concurso aqui no fast lane mesmo... saca aí...

join the ranks of bpa!



e pra mostrar um pouco mais do que é o novo caldeirão batizado de brighton port authority, confira na sequência duas faixas do combo malucão, uma com david byrne nos vocais e a outra com o mestre unânime iggy pop. ah, assinando a newsletter vc também pode baixar um remix dos caras de graça...

brighton port authority feat david byrne & dizzee rascal
(toe jam)



brighton port authority feat iggy pop
(he's frank)

21 de junho de 2009

ilusão idiótica... parte 2

mais uma maluquice desse tal keith loutit... realmente impressionante como esse cara sabe trabalhar esse efeito tilt-shift... é uma viagem de photoshop maluca, vc joga uma máscara sobre a imagem e aplica um blur de lente nas extremidades, ou nas áreas que deseja, pra desfocar um pedaço e destacar o outro. aí tucha um pouco de saturação, enfim, a perícia de tratamento do frame no photoshop é o tempero do artista... e o resultado, com stop motion, parece boneco de massinha. da pesada, esse cara tem a manha... e dessa vez o vídeo é sobre uma parada (com mais de 300 mil pessoas) no mardi gras australiano, em sydney... e a trilha fica por conta do shawn lee, a música "throwing shadows at the wall" do disco soul visa... esse cara aliás, tem discos bem legais...

enfim, joga isso pra tela cheia e boa viagem.

19 de junho de 2009

ilusão idiótica...

um verdadeiro trabalho de formiguinha... um sujeito chamado keith loutit fez um vídeo muito legal, inspirado num serviço australiano de resgate de helicóptero (westpac rescue helicopter service). o impressionante é o que ele faz usando stop motion e a aplicação de uma técnica chamada tilt-shift, que cria uma ilusão de miniaturização... agora imagina a quantidade de fotografias que esse cara teve que fazer... fckng awesome!

check it out!

siga o borrão...

duas boas novidade para os fãs do blur... primeiro que a banda inglesa reformulou o site oficial (www.blur.co.uk) e os caras oferecem agora um widget especial pra galera ter acesso à vídeos exclusivos. você pode, por exemplo, conferir uma recente e exclusiva apresentação do blur na rough trade.

a outra novidade é o lançamento da coletânea dupla "midlife: a beginner's guide to blur", que traz um apanhado dos principais sons do grupo, além de comentários exclusivos dos integrantes sobre alguns dos maiores sucessos do repertório. além disso, o álbum conta ainda com o single "popscene", faixa do comecinho da carreira que até então não havia entrado em nenhum dos discos oficiais do blur.

pra refrescar a memória então, confira aí..

blur
(popscene)

18 de junho de 2009

chora cavaco...

não dava pra deixar de divagar sobre essa... mais uma vez a polêmica sobre a obrigatoriedade ou não do curso de jornalismo. o supremo tribunal federal acaba de derrubar a necessidade de diploma para o exercício da profissão de jornalista. e, como era de se esperar, causou pití-gay e choradeira em muita gente.

o problema, no fim das contas, é que isso acaba sendo ruim para os dois lados. e sabe porque? porque existe uma porcaria de uma entidade chamada fenaj (a federação nacional da categoria). e porque os cursos de jornalismo nesse país são realmente tão medíocres que muitas vezes deixam de atrair alunos.

é óbvio que a classe de jornalistas (formados) fica inconformada, porque soa como uma afronta ao seu empenho universitário pela qualificação. de uma certa maneira infelizmente é. mas isso também pode ser muito mais como reação patronal do que prejuízo. o bom jornalista, que tem isso de verdade na veia, não tem que se preocupar, pois esse não perde vaga. gente ruim não dura muito tempo na cadeira. agora, o jornalista quéim-quéim... well... esse já deveria ter procurado outra atividade há muito tempo, porque é esse tipo que faz o mercado de trabalho achatar salários e perder força.

eu mesmo, em recente experiência coordenando equipe de jornalismo, vi passar pelos testes e equipes muita gente recém-formada e absolutamente despreparada para a profissão.. jornalista formado que não sabe escrever é o fim da picada. é o mesmo que cirurgião com medo de sangue. decorar regrinha de texto também não é sinônimo de bom profissional. escrever é uma coisa natural... pode até ser estimulada em um curso, mas não é certeza de sucesso e nem de excelência em escrita. seguir regrinha de lead é fácil, e por isso tem um monte de pastel escrevendo pra novas mídias, ou pra rádio, como se escreveria pra jornal. falta noção de tipos de linguagem pra tipos de mídias. fica tudo com a mesma cara.

aprender a cadência da locução de repórter de televisão (soa tudo igual) também é fácil... copy e paste é mais fácil ainda. e quantas pessoas (não formadas e muito mais capacitadas como jornalista) estão aí no mercado, muitas vezes com impedimentos sindicais de categorização de atividade profissional, privados de melhores salários por conta de obrigatoriedade de diploma... é esquizofrênico.

há anos o mercado já está cheio de jornalistas não diplomados e bem sucedidos. quer exemplos? easy... paulo lima, dono da revista trip, já atuou em outras revistas antes de criar a própria, faz programa em rádios há "milanos", escreve como poucos e não é jornalista, é advogado. fernando costa netto, foi repórter e diretor de redação da revista trip (com matérias sensacionais e um texto invejável), editor das revistas mais legais de são paulo, foi editor-chefe do jornal notícias populares do grupo folha de são paulo e não tinha diploma. os textos, reportagens, pautas e trabalhos que "dandão" fez em sua carreira, podem causar até arrepios de vergonha nesse povo da fenaj, por exemplo. até a guerra da bósnia o cara cobriu... isso só pra citar duas das figuras que eu mais respeito no mercado de jornalismo.

e péra lá... alegar que por derrubar obrigação de diploma o mercado fica refém de jornalista sem ética ou compromisso com a informação é hipocrisia. ele já está abarrotado deles, diplomados. saíndo pelo ladrão. ética não se aprende em universidade. índole vem do berço.

engana-se ainda quem discursa alegando que isso significa o fim do curso de jornalismo em universidades. se a coisa vai mal, é por mérito das próprias universidades que, preocupadas com dispositivos de controle de qualidade e pontuação tipo enade e delírios do tipo, afrouxam as rédeas pra não ter reprovação. e pra não perder aluno para os concorrentes, já que não param de pipocar novas universidades no país, com qualidade duvidosa. até os cursos das federais (sem mensalidade!!!) perdem espaço hoje para as particulares, onde é mais fácil passar. resultado: todo ano o mercado recebe uma alanche de jornalistas absolutamente despreparados, que vão fazer dinheiro em espaços de fofoca e bastidores de showbusiness.

em publicidade, por exemplo, o mercado nunca colocou essa condição, o país possui grandes profissionais e agências de nível internacional e o número de candidatos nos vestibulares para o curso de propaganda ainda é dos mais expressivos. então acho que é hora de cortar o chororô e saber pra onde mirar a porradaria.

a categoria deveria se unir mesmo é pra lutar por melhorias nos cursos, exames mais rigorosos, formação mais apurada e qualificada. porque o "formado" chega ao mercado e descobre que a realidade é bem diferente do que ele via em sala de aula. é assim que se nivela o mercado profissional pra cima, valorizando o diploma, a categoria e os salários. e o resultado final que é o bom jornalismo.

a fenaj, com um bando de gente à toa, grita porque perde poder político. assim como a força pra usar a emissão de carteiras profissionais e internacionais de jornalista como moeda de troca. às vezes é preciso um chacolhão desses pra que as coisas mudem, pra que alguém faça diferente. os jornalistas deveriam se unir pra discutir mudanças na formação e não pra reforçar o muro em volta de casa. chora é quem não se garante.

acho tudo isso ruim para os dois lados, porque o empresariado também pode aproveitar a brecha pra baixar pisos salariais, chantageando os bons profissionais com o tamanho da fila de desempregados lá fora. ruim, porque cria um ranso dentro do próprio mercado, com profissionais gabaritados e sem diploma que passam ao papel de lobo mau. e o mercado de jornalismo continua apontando o modelo de falar de desgraça, sensacionalismo, colocar gente chorando no jornal das 8 e cavucar vida de artistas. o restante, com ou sem diploma, continua amargando falta de espaço, de veículos e, principalmente, falta de conteúdo com bom jornalismo.

dear lord, que país é esse...

funky jam...

saiu hoje na gringolândia o álbum "street sweeper social club", disco do grupo homônimo formado por tom morello (ex-guitarrista do rage against the machine e audioslave) e boots riley (do the coup).

e a mistura sonora, com distorções de guitarra, peso e groove (uma das diversões de morello), é a tônica desse trabalho. claro que é impossível não sentir saudade do rage against the machine, mas vale a conferida. e outro ponto pra anti-records.

mutant sounds...

novidade international-brazuca. os mutantes (em sua nova formação) assinaram com a gravadora americana anti-records para o lançamento de "haih", o primeiro disco inédito dos caras em 35 anos.

ainda que da formação original o grupo conte apenas com o guitarrista sérgio dias, os mutantes ainda são aclamados mundialmente, com fãs ardorosos como beck, flaming lips, o finado kurt cobain e até o professor charles xavier. por isso a expectativa desse lançamento, obviamente, é grande. stay tuned!

16 de junho de 2009

down-loads of music...

anote aí uma boa dica pra rapaziada: RCRD-LBL (i.e. record label)

esse é um site pra download (free!!!) de músicas em diversos estilos. na verdade uma rede que afunila selos e blogs pra divulgação de diversos músicos e bandas, eventos, entre outras cositas.. são artistas novos e desconhecidos, alguns nem tanto, além de uns poucos medalhões tb. mas vale ficar sintonizado nesse site porque sempre pintam umas coisas bem legais.

enfim, tá aí uma iniciativa legal... essa é a onda...
é só clicar no link: RCRD-LBL

revisão do orélio...

esse post vem de um presentinho de galega londrina de maceió, a querida (agora senhoura) penélope charmosa (saudade de tu, visse?)... são alguns vernáculos (do alagoanês) a serem considerados na próxima revisão gramatical da língua portuguesa. e que também caberiam bem em nossa seção freakypedia aqui do fast lane... da pesada...

mas enfim, vamos aos fatos:

gente alta = calalau
coisa ruim = peba
rir dos outros = mangar
menino levado = reinão sete couro
amasso de namorado = chumbrego
homem safado = caba da pêia
lagartixa = catenga
espanto = vôte
caloteiro = pirangueiro
palhaçada = muganga
tá com raiva = tá peiado
mão de vaca = canguinha
carona = bigu
ir embora = pegar o beco
teve medo = torô um aço
puxa saco = piru
micose = xanha
fazer a volta = arrudiar
local cheio de gente = topado
com certeza = iapois


hein??

música para jogar baralho...

pra você que tem uma banda independente, mas tá foda de conseguir entrar no mainstream, vai aí uma dica: o mercado de produção musical vem ganhando um novo nicho poderoso... o de games. muitos fabricantes e desenvolvedores de games buscam bandas parceiras pra desenvolver a trilha sonora dos jogos, cada vez mais avançados em tecnologia, qualidade de vídeo e de áudio.

e uma das provas dessa força, é que está rolando em amsterdam um evento chamado "music in games contest", realizado por uma galera chamada tribe of noise (você pode encontrar essa galera também no twitter). explorando bem o conceito de web 2.0, a intenção dessa turma é justamente aproximar os fanáticos em fazer música, dos tarados em produzir games, formando um forte segmento de mercado online pra quem busca visibilidade e vitrine para o som de sua banda.

na competição desta primeira edição do evento, os caras vão escolher, dentre as músicas participantes, a melhor trilha para o game konstrukt invasion, da desenvolvedora kalydo. se o seu olhinho brilhou e quer saber mais, dê um pulo no site: http://www.tribeofnoise.com/contest/kalydo/

bate na porta do céu...

outro soundtrack ideal pra essa polêmica de antonio tchu-tchuco castro... em homenagem ao pobre blogueiro impedido de retornar ao seu país... ok dude, you keep on knocking but you can't come in...

little richard
(keep a knockin')

15 de junho de 2009

efeito do tok...

hora de um pouco mais de "musguinha"... depois de tanto delírio nos últimos posts, nada melhor do que uma boa trilha sonora pra azeitar o devaneio... fiquei aqui pensando com meus botões qual seria a trilha ideal pra pose "mexe-a-cadeira" do tchu-tchuco da foto no post abaixo, mas aí a censura fast lane me impede de colocar insanidades gretchenianas do tipo "pirí-pirí"...

melhor manter o padrão de qualidade/insanidade deste blog. aí lembrei de um som bem legal de uma dupla malucona chamada tok tok tok. banda formada na alemanha no final dos anos 90 pela vocalista nigeriana tabunko akinro e o saxofonista germânico morten klein (oficialmente eles respondem pela banda, os outros músicos são contratados), o tok tok tok traz coisas bem legais nesses anos de carreira, com um roupagem particular de soul, jazz e pop.

enfim, adoce os ouvidos por aí também...

tok tok tok
(living in hell)

o tchu-tchuco do fidel...

esse post é em homenagem aos colegas vermelhinhos (petistas ou não) que pregam que o comunismo cubano é uma coisa maravilhosa, salve fidel, etc, etc, etc... é tudo muito romântico, muito lindo, mas... lamento estragar uma crença tipo papai noel, no entanto acho que é hora de deixar de acreditar nesse conto de carochinha. até porque esse papo "rubro-salvação" já encheu o raio do saco.

e nem é por defender o lado americano na história, tio sam é escroto e se der bobeira ele invade mesmo e faz a rapa. make no mistake about it. só que o lado oposto ao tio sam não quer dizer necessariamente o certo. de fora fica fácil achar tudo bonitinho e idealista, mas por dentro o cheiro é bem ruim. e causa ânsia de vômito.

o uol soltou hoje uma matéria contando sobre um blogueiro cubano que se fez passar por uma mulher e, com isso, conseguiu cair nas graças de antonio castro (filho de fidel castro), com quem teve um namorico virtual durante 8 meses. o blogueiro, chamado luis dominguez, adotou o nome de claudia (uma jornalista de 27 anos especializada em esportes) e derreteu o coração do quarentão herdeiro de fidel, também fanático por esportes. além de mulherengo, claro.

durantes as conversas virtuais dos dois, não teve nenhum vazamento de segredos de estado, a intenção de "claudia" nem era espionagem internacional. o que ela (ou melhor, ele) queria é provar que esse discurso "castrista" de igualdade comunista na realidade é "castrante" e só serve ao populacho.

enquanto a população da ilha do barbudo é privada de uma série de coisas, anda de furreca caíndo aos pedaços e é proibida de frequentar restaurantes "para turistas", a família castro leva uma vida opulenta, gastando dinheiro com toda a habilidade de um bom onassis. além dos produtos americanos que eles adoram consumir.

nas conversas virtuais entre claudia e antonio, o filho de fidel contou sobre as viagens "de barão" que fez em companhia do tio (raúl castro, atual presidente de cuba), além da vida de bacana que leva, enquanto o povo cubano almoça e janta pão com mortadela.

mesmo com o vazamento destas conversas na imprensa, o governo cubano não se manifestou. e o autor do blog, nada arrependido pelo trote, também se recusou a pedir desculpas ao governo. o que ele queria foi feito, que é mostrar a farsa do discurso comunista da era fidel. anyway, quem tiver curiosidade em acompanhar mais detalhes dessa história de filme latino-americano, é só dar um pulo no blog do cara: http://cubaaldescubierto.com/ ... vale um conferida também nos artigos que ele postou sobre as propriedades da família castro... ah, só mais um detalhe: o autor do blog mora nos estados unidos e desde 1971 é proibido de voltar ao seu país natal.

desta vez fidel engasgou com o charuto...

saca só a pose de antonio castro, o tchu-tchuco do fidel.

13 de junho de 2009

(cyber) social lost...

ainda no embalo sobre as redes sociais, twitter, etc, do post mais abaixo... desta vez a febre (dos últimos dias) ficou por conta do facebook. agora é possível criar um facebook com url contendo o sujeito direto, ou seja, seu nomezinho aparecendo no endereço, tipo www.facebook.com/seunome.

como não falta tarado de computador, em coisa de 3 minutos o site já batia na casa de mais de 200 mil usuários cadastrados. é a corrida pra garantir a chegada antes de algum homônimo. coisa de doido mesmo. parece aquela neurose de quem registra o domínio do site primeiro, principalmente de grandes empresas e nomes importantes... pelo menos, parece que já garantiram o registro do facebook pro barack obama...

claro que isso não passaria despercebido pela malucada da revista wired... não tardou e o povo já começou a tirar onda com a corrida pra garantir usernames... e aí o twitter ficou divertido, com essa galera sugerindo opções e competindo pelos nomes mais bizarros... www.facebook.com/hugh.jass, ou www.facebook.com/bend.over, ou então "seamour.butt", ou "heywood.jablowme"... se você não está tão familiarizado com as sacanagens em inglês, well... melhor assim...

podridões à parte, tá aí mais uma prova do que eu dizia sobre falta de utilidade nessas redes sociais... sobra babaquice e relatório de gente à toa... falta conteúdo realmente interessante... a própria revista wired soltou uma matéria questionando a mudança de comportamento que essas redes vêm causando... e que na verdade essas redes sociais funcionam como ilhas, uma vez que vc só consegue interagir com quem está dentro da mesma comunidade. facebook não "conversa" com twitter, que não conversa com hi5 e por aí vai... ou você entra, ou não acompanha. não é como um blog, por exemplo, que qualquer desavisado pode acessar e acabar lendo o monte de bobagens que registro por aqui (deus o livre).

e tem outro ponto.. a nova geração vai desaprendendo a escrever, uma vez que a limitação de caracteres (o twitter são 140, por exemplo) obriga abreviações e novas formas de escrita, que com o tempo viram um reflexo automático... imagina como vai ser uma redação de vestibular num futuro próximo? esse mundo tá mesmo perdido... a revisão de gramática da língua portuguesa está pra sofrer outro golpe ainda mais impertinente do que este último. só que além de ensinar a escrever, a molecada vai ter que aprender a se relacionar...

e como de costume, a google dá um passo à frente. semana passada eles anunciaram o lançamento do google wave, uma plataforma aberta que irá permitir interação com qualquer pessoa que o usuário autorizar, seja a plataforma que for, twitter, facebook, dizaê, tocaqui, qualquer uma... aí, mais uma vez, altera-se o conceito de redes sociais na web.. vira outra corrida pelo ouro... ou pelo elo perdido... e o que mais vem pela frente a gente nunca sabe...

so, are you lost?

disfarça e chora...

há poucos dias o jornal britânico guardian soltou uma curiosa matéria sobre o polêmico tema dos downloads de música. o interessante da abordagem é que charles arthur, o autor do texto, questiona se esses esquemas de filesharing são mesmo os grandes vilões responsáveis pela ruína da indústria da música.

e ele levanta dados interessantes: 7 milhões de pessoas no reino unido fazem downloads "ilegais". e isso representa algo em torno de 12 bilhões de libras por ano (de supostas perdas das gravadoras). esses números são contestados, assim como o discurso cartesiano de que o fim dos downloads representaria a entrada imediata de tal grana nos cofres das gravadoras. e no bolso de executivo pilantra.

aqui no brasil, o lobão já fez um barulho danado pra passar uma lei de marcação e contagem de cds, justamente pra acabar com a roubalheira das gravadoras, que não dividem corretamente o lucro das vendas. mas curiosamente, os artistas medalhões das principais gravadoras fecharam o bico e ficaram de canto fingindo de doidos. muito artista não apoiou a iniciativa. será que no fim das contas isso deu mesmo algum resultado? ou seria isso também um fator de "drenagem" dos lucros das gravadoras?

segundo a reportagem, outros segmentos são mais responsáveis pela baixa no faturamento dessa indústria. boa parte da receita é dividida agora com a indústria do game, por exemplo. o mercado dos joguinhos que em 1999 representava 1.18 bilhões de pounds, ano passado já movimentava a casa dos 4.03 bilhões. e ainda tem os dvds. no mesmo período da pesquisa, o faturamento em aluguéis de dvd dobrou, com um saldo de 2.56 bilhões de libras. o que a matéria aponta é que ao invés de comprar um cd, muita gente prefere comprar um game e baixar só as músicas que gosta. ou então alugar um dvd, copiar pro computador e ter um arquivo bacana pra assistir com os amigos. anyway...

aí a conversa precisa mudar. primeiro que essa baixa no orçamento da indústria musical alivia nossos ouvidos, pois assim as gravadoras passam a lançar menos porcarias todo ano. talvez passe a "emburrecer" menos o povo, que é lobotomizado por investimentos de massificação de artistas que se tornam populares na marra. depois, porque o "cliente" passa a ter mais poder de escolha, selecionando do cd apenas as músicas de que realmente gosta. e por fim, vamos combinar, o modelo de mercado das gravadoras já encheu o saco. ficar sustentando vagabundo é demais.

a moral dessa história toda, particularmente me deixa satisfeito. sinal de que as gravadoras estão realmente com os dias contados.. vai ter fila pra neguinho chorar embaixo do pé de amora. e como diria o grande cartola: "chora, disfarça e chora, aproveita a voz do lamento, que já vem a aurora..."

pra conferir a matéria na íntegra, dê um pulo no site do guardian:
(http://www.guardian.co.uk/news/datablog/2009/jun/09/games-dvd-music-downloads-piracy)

11 de junho de 2009

déjà vu...

acabei de mandar o último post e finalmente lembrei de um sonho pendurado no limbo. na verdade tive um sonho mto do esquisito há dois dias, cenas malucas dos meus tempos de são paulo. o curioso disso é porque eu normalmente não lembro nada do que sonho. sobra só uma sensação, echo + delay. e o sonho dessa tal noite foi de uma época da pesada: começo de carreira, faculdade, start dos anos 90.

e não sei exatamente porque, mas tinha uma banda maluca daquela época, do mesmo circuito independente (naquela época nem tinha esse "rótulo"), que eu me amarrava. era uma época que eu literalmente atormentava vizinhos e principalmente minha (santa e paciente) mãe com o som do meu quarto em volume de concerto. discos, um contrabaixo, discos + contrabaixo, um inferno ensurdecedor, devo admitir. e olha que era uma casa, não apartamento. tinha acabado de "descobrir" os red hot chili peppers, não tinha exercício pra baixo mais interessante do que aquilo. tempo da fita-cassete, veja bem.

pause no flash black, o motivo do devaneio impertinente é por causa do tal sonho. que eu não lembrava de jeito algum, comigo basta acordar e o delete é automático... fica só aquele diabo de sensação de querer lembrar uma coisa numa tela opaca. aí nesse comentário sobre o de falla do post anterior, algum neurônio desavisado soluçou, tropeçou em outro e, glin-glin, caiu a ficha.

depois de dois dias eu finalmente lembrei o nome da banda que tava doente pra lembrar: yo-ho-delic. pra quem se recorda das (boas) bandas que sobraram do finalzinho dessa cena underground dos anos 80, provavelmente o nome não é novidade. de falla, akira s, skowa e a máfia, os mulheres negras... shows no madame, radar tantã, aeroanta... época de ouro da mtv... e o yo-ho-delic.

infelizmente a diversão não durou tanto tempo, os caras não tiveram "projeção" mainstream. no entanto fizeram seu legado de funk invocado, o baixo (do marinho) digno de suicidal tendencies... e ele foi quem teve mais fôlego na carreira, pouco depois marinho foi recrutado pra tocar no pavilhão 9. well, well, "dantofáz"... oow iê, que tempo bom que não volta nunca mais...

porém, aaah porém, encontrei uma amostra desses caras, pra vc entender porque tive que mencionar o status de santa e paciente da minha mãe, que compartilhou de todo o meu repertório de estudo musical...

see ya!

yo-ho-delic
(brazil, banana, samba)

eu frequento a obra...

pois bem, admito, eu frequento a obra. claro que fica relativamente fácil, afinal, é exatamente ao lado da minha casa.

veja bem, não estou me referindo à noitada, o lance aqui é durante o dia mesmo. não mais do que 7 e meia da matina já tem uma serra elétrica ligada bem ao lado de minha janela. uns usam despertador de manhã, comigo a trilha sonora do despertar do terror está à cargo do jason. sim, segunda à sábado, chuva ou sol, toda manhã. cortando madeira e cortando vergalhão. jogaram microfone, amplificador e p.a. na mão de um cabrito zangado e querendo discussão.

enfim, só um desabafo mesmo pq lembrei agora que amanhã levanto cedo, de novo. como diria o de falla: it's fckng boring to death.

10 de junho de 2009

freakypedia...

prova de desprendimento, desta vez trago minha própria pérola de colaboração à esse importante espaço do blog, freakypedia, a enciclopédia eletrônica mais freak do planeta... frase do dia:

"quem não agradece aos santos, acaba em cubatão."

(comentário fast lane: hora de largar a químico-dependência em jujuba.)

9 de junho de 2009

tony jegue...

essa eu não resisti.. nem é querer debochar da desgraça alheia, mas tem hora que esse povo precisa aprender que deus castiga.. a bola da vez é a cena pastelão do poison durante a premiação do tony awards, no último dia 7...

só pra situar os mais novos... o poison foi uma das bandas da onda baranga do heavy metal nos anos 80, daquele tipinho cabeludo de calça de lycra apertando os documentos e falando fino. e tudo o que bret michaels (vocalista do grupo) mais queria ser na vida era o próprio axl rose... copiava o passinho de ladinho e tudo mais, rebolando (tb de bandana na cabeça) o seu "unskinny bop".

enfim, voltemos ao caso do tony awards... bret michaels, a barbie vocalista do poison, estragou o botox ao ficar "panguando" no palco ao final da apresentação que o grupo fez na cerimônia. o que aconteceu foi o seguinte: logo na sequência do poison já entrava um drag-pavão cantando à la broadway e barbie bret, que empolgou dando "tchau de miss", não sacou que um novo cenário descia exatamente sobre ele. resultado: cena de desenho animado.

o cara foi esmagado pelo cenário, fraturou o nariz e cortou a boca. mas a diva do heavy metal glitter levou tudo no bom humor, afinal ele já tinha planejado uma nova visita ao doutor da lanternagem. uma serradinha aqui, outras doses de botox acolá e ele sai novinho, com narizinho de fada e boca igual da angelina jolie. só que ele vai ter que pagar um chapéu novo pra sheryl crow.

shake da boom boom booty...

pop com tempero da favela... de bobo nosso coleguinha "uíu" (também conhecido como will.i.am) não tem nada... e o black eyed peas chega agora com mais um novo trabalho, pronto pra bombar nas rádios... e vai bombar...

não é novidade que guilherminho (william em português = guilherme) transita pelas terras tupiniquins com frequência, principalmente no rio de janeiro... é amigo de uma galera por aqui, faz parcerias com um monte de artistas nacionais e, com toda certeza, já foi aplicado no black&white dos morros cariocas.

um bom retrato disso é o novo single "boom boom pow", que em meio à coreografia e efeitos típicos do grupo, desta feita traz um batidão com grave potente digno do melhor baile funk da favela fluminense. sub-grave batendo no peito, imagina isso ao vivo... se até a playboyzada carioca se rendeu ao baile funk, porque não um gringo, ora bolas...

a diferença aqui é que, se vc entender a letra, pelo menos vai ter a grata e feliz certeza de não ouvir pérolas do cancioneiro popular como "dako é bom" ou qualquer outra variação criativa do famoso "senta aqui no meu whatever". se não entender a letra, não faz então a menor diferença. deixe o trabalho para os pés.

anyway, confira aí o clipe desse novo trabalho dos black eyes peas, além do servicinho avacalhado que o barbeiro fez no cabelo do uíu.

black eyed peas
(boom boom pow)

surfin' bird subwoofer...

momento devaneio impertinente... na verdade uma vontade que me deu de divagar um pouco sobre essa nova febre virtual-social-gossip chamada twitter.


confesso que tive uma certa resistência à novidade, por isso demorei um bocado pra ver de perto qual era a do bendito passarinho azul. não entendia mto bem a utilidade, ou o drive, que motivava tanta gente ao twitter.

claro que a tendência é que as redes sociais ganhem implementos à cada santo dia... o mundo inteiro online wi-fi, diminuem as distâncias, toda uma nova geração global interligada... moreover, a gente tem que ponderar mesmo é sobre a importância de aproximar virtualmente as pessoas, porque elas irão se tornar menos interessantes pessoalmente... olha que legal, um bando de criaturas atrofiadas e barrigudas de tanto gastar o dia em frente ao computador. falando sobre o que? whatever, é bobagem mesmo... não é à toa que ser geek vem se tornando cool... legal, não? bullshit...

claro que a ferramenta tem também suas utilidades, embora pouca gente saiba mesmo explorá-las... vira um festival de idiotice... e para as maricotas de plantão sem janela, prato cheio!!! nada melhor do que poder espreitar a vida dos outros sem chamar a atenção... e poder fofocar com as amigas depois sobre o dia do bofe... uma diria pra outra: "ah, eu sei tudo o que o fófis faz durante todo o dia... sei inclusive que hoje ele teve problemas no banheiro..." vira um festival de "agora eu fiz isso", "agora fiz aquilo"... quite cool, hã? ah, minha filha, vai arrumar um balde de calcinhas pra vc lavar!! falta do que fazer... falta conteúdo, sobra imbecilidade... pra quem se amarra em fofoca, preocupa-se mais com a vida dos outros do que com a própria, ou carece de pauta pra conversa em buteco, é realmente um prato cheio... sessão patetas. ou seria "vocês-são-patetas"?

como ferramenta promocional não tem como discutir o potencial. a diferença agora é que vc escolhe quem é que vai entupir sua inbox com spam. mas, claro, tem gente com coisa interessante pra falar tb, basta vc procurar. algumas gravadoras e lojas de música soltam em primeira mão lançamentos e downloads gratuitos, tem grupos realmente engajados em causas sociais relevantes, com discussões pertinentes, tem uma turma forte da tecnologia... até o presidente obama twitta novidades da casa branca... mas nunca menciona o primo osama que mora no puxadinho nos fundos do jardim.

o que ninguém percebe é que, antes de mais nada, essas são ferramentas que geram um produto deveras valioso pra quem as cria: mailing altamente qualificado. o que vc gosta, onde vai, com quem, que horas... aquela viagem de blade runner fica cada dia mais real. uma hora uma vitrine de loja vai conversar com vc, chamando pelo nome, pelo nick e até por apelidos sacanas que seus amigos te chamam. vai falar seu cpf, o time que torce, vai até tirar uma onda daquela paquera que deu errado. ficção imitando a vida, ou vice-versa.

aí fico é com saudade do tempo em que as coisas eram mais calmas, menos invasivas. a molecada de hoje saca mto mais de computador e tecnologia do que eu, parece que já nascem com manual do novo pentium. mas são burras sobre a vida, não conseguem se relacionar, são cheias de complexos... twitter o cacete.. tá faltando é um tanto mais de grave nessa desgraça. manda subwoofer nesse twitter.

bons tempos aqueles em que a diversão era assistir dick vigarista & muttley perseguindo o pombo... quem sabe é disso que esse povo precisa... dick-com-vergonha-na-cara pra perseguir esse novo passarinho maldito... dammit, e com trilha sonora...

the reverend horton heat
(stop the pigeon!!!)

5 de junho de 2009

dia do meio ambiente...

e o uol manda o destaque na capa:
dia do meio ambiente.
aproveite a data e plante uma muda,
mesmo que seja apenas uma cebolinha.

sensacional! aula de manchete...
fast lane então responde ao redator inspirado:
queridão, vá plantar batata!!

ch-check it out...

aproveitando a lista de dicas de artistas indies nestes últimos posts, lá vai mais um... a bola de vez atende pelo nome de mando diao... well, isso mesmo... mando diao... parece uma versão fanho-gripado do manu chao, mas não é...

esses caras são de borlange, na suécia (mas cantam em inglês) e sabe-se lá o que significa esse raio desse nome. vou consultar uma amiga que mora na suécia e prometo esclarecer o enigma em breve... confesso que fiquei curioso.

mas o som dessa turma tem seus bons momentos. fazem um indie pop art rock dançante, com pitadas de vários nomes da atual cena inglesa, tudo misturado, como franz ferdinand, the zutons, the magic numbers, etc... engraçado como hoje em dia fica mais difícil descrever o som de uma banda... antigamente era tão mais fácil, hoje parece dicas de receita do jamie oliver... uma pitada de azeite, um dedinho de coentro ralado, rasga umas folhas de salsinha em cima, sal grosso, espreme meia lima, raspa um pouco da casca dela (ele faz tudo isso sem lavar as mãos!) e pronto.. tá aí mais um aperitivo pros ouvidos.

mas eu ia dizendo... o mando diao acabou de lançar o quinto disco "cheio" da carreira (chamado "give me fire!"), o que significa que essa "isvéden" gang já trabalha há um tempo... e ainda tem uma caralhada de EPs na praça, shows... rapaziada acelerando, estão fortes no circuito europeu...

bom, chega de papo e vamos ao que interessa. abaixo vc confere duas faixas desse trabalho dos caras. uma mais acelerada, mostrando bem o mix de influências deles, e a segunda (na minha opinião mais interessante) numa levada slow, com vibe de dick tracy e roger rabbit... a galera do zutons deve estar morrendo de rir, mas esse tal de mando diao tem seu espaço, vai...




4 de junho de 2009

i've got it!

de olho na agendinha! em setembro chega às lojinhas reais e virtuais, "popular songs", o novo disco da freaky trupe do yo la tengo. um dos grandes nomes da cena indie, vários trabalhos esquizofrênicos, vários bem legais, essa turma de new jersey bebeu um tanto na fonte do velvet underground & lou reed, sabe modelar minimalismo, gosta de ruídos e trashy sounds, but oh yeah, they've got the mojo.

e não é pra menos: o yo la tengo já acumula 25 anos de serviços prestados ao indie rock (agora que me dei conta de que venho falando bastante sobre indie, não?). anyway, falamos em setembro, mas antes desse aguardado lançamento, a gravadora matador records já se prepara pra soltar o primeiro single no mercado, batizado "periodically double or triple".

essa faixa traz um groove suave e agradável, guitarrinha discreta na medida e um tecladinho lisergic-organ-moody que remete a um beat comportado do rei robertão e sua jovem guarda, assim como ao deboche-escracho de jim morrison e os dope fiends do doors.

enfim, aqui no fast lane vc confere em primeira mão o novo single do yo la tengo... well, well, quem diria... quem diria que este humilde espaço chegaria nesse ponto... nada como um pouco mais de atenção com o filhote, não? so that it is, roubando oportunamente o mote da revista trip: fast lane deu antes e gostou... (que puta viadagem)
oh lord... gibberish aside, just go..

yo la tengo
(periodically double or triple)